Vício em açúcar

Quando resolvemos atacar uma grande fatia de bolo, com aquela desculpa de: “Eu mereço”, precisamos ficar atentos porque estamos prestes a entrar numa compulsão considerada tão forte e preocupante como o alcoolismo ou tabagismo.

Em diversas fases da vida, acredito que todos nós passamos por épocas semelhantes, porque o açúcar tem a capacidade de nos deixar mais felizes. O ser humano tem facilidade para gostar de doce, visto que logo ao nascermos nos é oferecido o leite materno, que é extremamente doce.

Quando ingerimos uma guloseima, automaticamente o nosso cérebro, libera uma substância chamada de opióides, que são substâncias químicas naturais e que nos dão muito prazer, porque elas ativam uma área do nosso cérebro que são as mesmas impulsionadas no vício das drogas.

Quando o açúcar entra no sistema sanguíneo, ele libera um hormônio chamado de insulina, este além de estocar a gordura, também converte a glicose em energia.

Muitas pesquisas têm sido feitas, a esse respeito sendo que as mais recentes mostram que a compulsão que o açúcar produz no nosso organismo, pode ser equiparada a da morfina e heroína e o nosso corpo acostuma-se a pedir mais açúcar para sentir esse efeito prazeroso.

Como prova dessa teoria, os cientistas, deram remédios que bloquearam a entrada de opióides no cérebro para algumas pessoas. Esses voluntários não sentiram tanta vontade de consumir doce.

O açúcar esta presente em quase tudo o que comemos como, por exemplo, sucos, pães, refrigerantes, ketchup, cereais etc. Na verdade, ele não acrescenta nada para melhorar a nossa saúde, muito pelo contrário, ele só provoca cáries e engorda.

Para não nos tornarmos viciados em açúcar, em primeiro lugar devemos tomar muita água, ingerir muita proteína, porque ela nos dá saciedade por mais tempo, também é importante resistir ao impulso de” beliscar”. Se você conseguir fazer isso durante umas três semanas é porque já venceu esse problema e daí para frente é só fazer um cardápio bem saudável e não fugir mais dele.

 


Por: Jorge Ferreira
www.maxburnfunciona.com.br

 

FacebooktwittermailFacebooktwittermail
Deixe um comentário