Geralmente este problema vascular é hereditário, o porquê ainda não se sabe, mas fazendo uma pesquisa na sua família, você pode vir a tomar medidas preventivas. Apesar dos exercícios não prevenirem as varizes, está provado que eles evitam que o sangue se acumule, melhorando a circulação.
São indicados todos os exercícios que movimentem a perna, principalmente os que tonificam os músculos do bumbum, coxas e parte inferior da perna. A obesidade é um veneno para quem tem esse problema, pois sobrecarrega todo o corpo, deixando as pessoas cada vez mais sem força para fazer exercícios.
O importante para melhorar a circulação e na verdade para todos os problemas de saúde é ter uma alimentação equilibrada, que possa fornecer nutrientes e automaticamente amenizar o seu problema de varizes. As vitaminas, principalmente a C e as proteínas, são componentes do colágeno, que é parte do tecido das válvulas e das veias. Apesar dos alimentos não curarem as varizes, eles podem fortalecer o seu sistema vascular. Uma alimentação equilibrada, inclui frutas frescas, grãos integrais, proteínas magras e vegetais.
Procure não ficar nem muito tempo em pé, nem sentada, procure mudar constantemente de posição. Se você estiver de pé, procure mudar de perna, para que o peso possa mudar de uma para a outra.
Quando se esta sentada por longos períodos, com joelhos e quadris dobrados, o fluxo sanguíneo atrasa,ou seja, seu trajeto de retorno ao coração fica prejudicado.
Para quem trabalha muito sentado, a dica é levantar de hora em hora e ficar nas pontas dos pés, levantando e abaixando o calcanhar. Fazendo esse movimento dez vezes, cada vez que você levantar.
Mesmo sentada, você pode fazer um movimento dos pés, como se estivesse apertando o pedal de um piano. Todos os exercícios devem ser feitos 10 vezes, para que você sinta alguma melhora. Faça círculos com o tornozelo, em sentido horário e anti-horário, também 10 vezes. Deslize pelo chão o calcanhar esticando a perna e voltando, dobrando o joelho.
O aconselhável é sempre mudar de posição de hora em hora. Caso você esteja em casa, procure ficar uns 10 minutos com os pés para cima. Deitada com os pés na parede é o ideal.
Por Patricia Souza
www.artigonal.com/nutricao-artigos/maxburn-funciona-5075533.html





